segunda-feira, 31 de agosto de 2015

19º Festival de Cirandas é sucesso e recorde de publico nos 3 dias.

O clima de rivalidade temporária em Manacapuru, município distante 79 quilômetros de Manaus, invadiu a arena, isto porque aconteceu neste fim de semana o 19º Festival de Cirandas.

As três agremiações: Guerreiros Mura, Flor Matizada e Ciranda Tradicional mobilizaram a cidade com carreatas e ensaios durante a semana. O evento, mesmo sem o valor dado pelo Governo do Estado foi um sucesso. 

“ se não fosse o ministro Eduardo Braga, a senadora Sandra Braga e o ministro da cultura, o festival não teria acontecido. A sociedade mesmo assim está sentida com a falta de consideração por parte do governo do estado em não dar a atenção que os outros governantes deram em suas gestões”. Disse o prefeito Tororó ao Portal Interior Em Foco.

Foi tudo na paz e estamos vivo e digo mais tentaram mais não conseguiram tirar do povo de Manacapuru o direito de também ter seu festival. Finaliza o prefeito com muita mágoa e fazendo valer a frase do povo de Manacapuru que dizem o seguinte elegemos o nosso governante não pra nós dar Desculpas e sim encontrar soluções para os problemas e crise se resolve com inteligência.
O prefeito afirmou que foi de fundamental importância os intendimentos entres as agremiações através de seus presidentes quando tiveram a certeza que a secretaria de estado de cultura disse não para o festival que sem dúvida é o segundo maior evento cultural do Amazonas. 

Mesmo com todas as dificuldades realizamos só não conseguir tirar a mágoa que ficou no coração do povo por este descaso. 

Sede do Poder Legislativo fica sem luz por falta de Diesel no gerador de energia

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) iniciou a semana no escuro. Isso porque por volta das 9h desta segunda-feira (31), horário em que os servidores estão iniciando o expediente, faltou energia.
De acordo com o relato de um funcionário que preferiu não se identificar, todos foram surpreendidos, principalmente aqueles que estavam nos elevadores. “Emitiram o sinal de alerta, porque havia pessoas presas no elevador. Até o momento não temos nenhuma informação oficial da direção da Casa, mas a conversa nos corredores é de que o gerador não funcionou porque está sem diesel”, contou.
Outro servidor disse que uma segunda versão é de que o gerador é usado para atender ao plenário da Casa durante as sessões, e não o restante dos andares. “Mas já fomos ao plenário e nem mesmo lá tem energia, o que invalida então essa informação”, declarou.
A assessoria de comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas foi procurada pela reportagem, mas até o momento ainda não justificou a falta de energia.
A assessoria de comunicação da ALE-AM informou, por meio de nota enviada à imprensa, que "houve um curto circuito no quadro de distribuição geral da Casa e uma das fases de energia caiu. Com isso, o gerador não disparou para manter as demais dependências em funcionamento".
Ainda de acordo com o comunicado, "os técnicos de manutenção já foram acionados e indicaram a necessidade de desligar todo o sistema para recuperar o quadro de distribuição.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Uarini: Prefeito Carlinhos diz que denuncias de Luiz Preto são infundáves e recebe apoio de demais vereadores

Da esquerda pra direita vereador Augusto (PSDB),
vice prefeito Areonildes (PSD),
vereador Balinha (PTB),vereadora Lucimar (PT) ,
prefeito Carlinhos (PROS),vereador Chico da Nádia (PP),
vereador Silvano e Loiro Gomes ambos do (PROS)s
O prefeito Carlinhos, do município de Uarini concedeu entrevista para o Portal Interior em Foco, pra falar sobre as denuncias feitas pelo vereador Luiz preto do PTB feitas em entrevista para o portal, e desabafou..,.

"O que eu quero saber o porquê o senhor vereador fez essa denuncias infundadas por que não existe este clima de abandono e nem falta de pagamentos e que os salários estão e em dias inclusive o repasse da câmara que dirige, repito não sei em que ele se baseou pra fazer essas denuncias".

Quero que ele prove então, poisos demais vereadores ficaram decepcionados com o comportamento do colega. O que posso concordar e que ate tivemos um atraso por pouco dias devido nossos repasses que caíram e muito referente ao outros meses, e com isso tivemos que nos virar nos trinta e conseguir pagar a folha. Mais conseguimos e estamos em dias. 

Quanto ao dinheiro que ele fala que não sabe pra onde foi, vereador foi pro povo que estavam precisando sim. Esses recurso foi diluído com pagamento de alugueis, compra de tabuas para reposição, as sacolas de ranchos foram entregues onde o senhor estava que não viu isso, só o senhor por que os outros vereadores todos viram como o povo também.
Meu caro e nobre vereador saiba que nosso governo o qual o senhor ajudou a montar, tem avançado sim, que quem estar no passado e o senhor, faca uma exame de consciência e veja que estamos bem melhor hoje de antes, se o senhor quer se candidatar a prefeito que seja mais, não venha querer ganhar popularidades as minhas custas não pois eu estou trabalhando e o povo esta comigo, prova disso nossa administração esta com mais 50% de aceitação, então nobre senhor vereador quando o senhor vir a publico traga provas concretas para que o senhor não fica de bobo da corte na historia. Finalizou o prefeito.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Governador José Melo lança programa “Saber Mais”, com oferta de um pacote de conteúdos educacionais online para estudantes e professores da rede pública

O governador José Melo lançou nesta quinta-feira, 27 de agosto, o programa “Saber Mais”, que disponibiliza aos estudantes e professores da rede estadual de ensino do Amazonas conteúdos educacionais através de um aplicativo e uma nova plataforma, que podem ser acessados gratuitamente em computadores e aparelhos smartphones. O programa amplia o acesso ao conhecimento e melhora o aprendizado a partir da adoção de ferramentas tecnológicas, afirmou o governador.

“Estamos caminhando nessa direção. Fornecemos tablets e aplicativos para que os alunos possam acessar o conhecimento que tem produzido e com esse acesso melhorar a performance educacional. Vamos continuar avançando nesse sentido”, frisou José Melo durante o lançamento do programa na sede do Governo do Amazonas, na zona oeste de Manaus. A cerimônia teve a presença do vice-governador, Henrique Oliveira, do secretário de Educação, Rossiele Soares, deputados estaduais, secretários de governo, professores e alunos.

Com o “Saber Mais”, o Governo reúne em um só aplicativo todos os softwares educacionais e aulas produzidas pelo Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Os conteúdos educativos estarão disponíveis por meio do portal do www.centrodemidias.am.gov.br, no aplicativo “Cemeam”. Como parte do programa está prevista, ainda, a criação de um pacote de novos aplicativos e plataformas educacionais. A primeira plataforma é a “Problemoteca”, também lançada durante a solenidade e que vai auxiliar alunos dos ensinos fundamental e médio na resolução de problemas matemáticos.

Elaborado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o programa “Saber Mais” otimiza o uso das ferramentas tecnológicas já disponibilizadas na rede pública pelo Governo do Amazonas, como tablets e notebooks e o acesso gratuito à internet.

Das 583 escolas estaduais em todo o Amazonas, 449 já contam com laboratórios de informática e 227 com acesso à rede Wi-fi. O Governo também investiu em serviço móvel de conectividade 3G e rede Wi-fi, disponibilizando para seus professores 13.007 unidades de minimodem com chip e chip 3G.

O Governo do Amazonas, através da Seduc, também já disponibilizou 42 mil notebooks e 45 mil tablets a professores e 55 mil tablets aos estudantes do 3º ano do ensino médio. A rede estadual conta ainda com 500 lousas digitais, que contêm ferramentas pedagógicas para aulas mais atrativas. Além disso, a Secretaria também já adquiriu 518.100 licenças de softwares educacionais.

Inovações tecnológicas – José Melo destacou outras iniciativas em curso na rede pública voltadas às inovações tecnológicas. Atualmente, em uma parceria pioneira, o Governo do Amazonas mantém um programa com a multinacional Google e também com empresas do Polo Industrial de Manaus para avançar na qualidade de ensino por meio da internet e de tecnologias digitais. Ainda nessa área, o Governo está criando escritórios de serviços digitais nos municípios de Itacoatiara e Manacapuru (a 270 e 86 quilômetros de Manaus, respectivamente), preparando alunos da rede estadual para desenvolver aplicativos e ferramentas virtuais com foco no mercado de trabalho.

O governador adiantou que a Seduc está finalizando o projeto que vai entregar tablets para professores da rede municipal de ensino de todo o Estado. Professores da rede estadual já foram beneficiados com o equipamento.


“Com foco na inovação e na acessibilidade rápida e gratuita, o Governo do Estado está disponibilizando este pacote de serviços tecnológicos gratuitos que serão de grande relevância para estudantes de todos os níveis de ensino, especialmente para aqueles que estão se preparando para as avaliações de acesso ao ensino superior, tais como o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem”, destacou o secretário da Seduc, Rossieli Soares da Silva.

Conteúdos – Ao acessar o aplicativo “Cemeam” em smartphones, os estudantes, professores e comunidade em geral poderão assistir vídeos educacionais, elaborados por professores da rede estadual e focados nos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. Poderão ter acesso, também, a questões de provas de vestibulares e conteúdos similares com comentários explicativos de professores especializados, além de uma diversidade de vídeos educacionais com duração de 90 segundos.

O aplicativo Cemeam estará disponível para ser “baixado” (sistema download) em smartphones nos formatos Android e IOS. Todo conteúdo poderá ser “baixado” e consultado de forma online ou offline, conforme a necessidade de quem o acessa.

Problemoteca - Também desenvolvida pela Seduc como parte do programa Saber Mais, o governador lançou a plataforma virtual “Problemoteca”, para auxiliar alunos dos ensinos fundamental e médio na resolução de problemas matemáticos. Com a plataforma, que aborda diferentes metodologias de ensino de forma lúdica e atrativa, a Seduc vai auxiliar a prática pedagógica dos professores em sala de aula. A plataforma poderá ser acessada pelo site www.problemoteca.wix.com/problemoteca.

“Nesse site de desafios matemáticos, o professor terá acesso a conteúdos direcionados à leitura, interpretação e resolução de problemas, trabalhando uma metodologia diferenciada e lúdica, que incremente a atuação do educador em sala de aula e facilite o aprendizado dos estudantes”, explicou Rossieli Silva.

Manaus: Mais sete homicídios são registrados em apenas 24 horas na capital

Manaus já pode ser considerada uma das três capitais mais violentas do país, As últimas 24 horas na capital repetem um cenário que vem se tornando comum, de pessoas assassinadas em toda parte e pelos mais banais motivos, e em outros por situações muito mal explicadas.
Justificativas como “acerto de contas” entre criminosos, “confronto com a polícia”, “guerra de traficantes”, nada disso transmite ao cidadão a sensação de paz e tranquilidade que todos querem.

Em menos de 12 horas depois de frentista de posto de combustível na Zona Norte perder a vida por um tiro disparado contra sua cabeça, Jacob da Silva Prata, de 33 anos, foi assassinado em igual condição. E também no mesmo bairro, a Colônia Terra Nova.

Testemunhas disseram à polícia que Jacob foi atingido com um tiro na cabeça disparado por elementos em um carro prata em uma tentativa de roubar seu telefone celular, que acabou ficando no chão, ao lado do corpo da vítima.

Jacob estava trabalhando no momento do crime. Sentado na esquina de uma rua do bairro, esperava a chegada de um caminhão com areia quando os assaltantes se aproximaram e mandaram que entregasse o objeto. Quando ia passar o telefone, nervoso, Jacob deixou-o cair. Foi o momento em que recebeu o tiro fatal. Os assassinos fugiram.

Mesmo o roubo não tendo se concretizado, a delegada do 18º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Rita Tenório, disse que o crime será investigado como latrocínio.

Essa última série de assassinatos em Manaus começou na manhã de ontem, quando um aspirante a oficial da Polícia Militar disparou um tiro de metralhadora não se sabe para qual direção e nem por qual razão, o certo é que acertou o pescoço da funcionária pública e pedagoga Ana Cristina Ferreira Viana, de 49 anos.
O policial foi identificado apenas como Jones, que seria da 11ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). Segundo o corregedor-auxiliar da PM, coronel Euler Cordeiro, o aspirante confessou ser o autor do tiro que matou Ana Cristina e que está preso e à disposição da Justiça.

Dos sete assassinatos registrados na capital nas últimas 24 horas, pelo menos cinco foram na Zona Norte, que junto com a Leste detém metade dos moradores da capital, hoje em torno de 2 milhões de habitantes.

Por volta de 21h, Marlisson de Oliveira, de 24 anos, voltava para casa vindo de academia de ginástica quando foi abordado por dois homens em uma motocicleta na alameda Rio Negro, no bairro Colônia Terra Nova, na Zona Norte. Para roubar sua corrente de ouro do pescoço, os elementos deram um tiro em sua cabeça. Morreu na hora.

Uma hora depois acontecia o intricado caso do assassinato do cabo da Polícia Militar Jancicley Stone de Souza, de 40 anos, por seus próprios colegas de farda. Pela versão apresentada pela Polícia Militar, os soldados da Força Tática Bruno Cezzane Pereira, Germano da Luz Júnior e Thiago Carvalho Trindade, sob comando do cabo Joseney das Neves Moraes, cometeram o crime em revide a tiros que teria sido disparado pela vítima durante perseguição no Tarumã. Ele foi morto com 15 tiros.

Às 22h também era registrado o homicídio de José Rodrigo Santiago de Oliveira, de 25 anos, a golpes de faca, na rua Vidal Mendonça, no bairro Terra Nova, na Zona Norte. A autora do crime seria sua companheira.

Quase no final da noite da terça-feira, “Patauá" recebia quatro tiros disparados por elemento chamado de “Anjinho” no momento em que fazia refeição na casa de amigos, disseram testemunhas. O crime foi mais um na Colônia Terra Nova, na violenta Zona Norte.

Já na madrugada de hoje, por volta de 3h, Ramisson das Chagas Oliveira, de 24 anos, foi executado por mais de uma dezena de tiros na rua Décio Palmeiras (antiga rua 4), no bairro Colônia Santo Antônio, Zona Norte.

Uarini: Presidente da câmara, faz duras denuncias de desmando e desvio de verbas publicas

Vereador Luiz preto (PTB)
O vereador Luiz marcos do nascimento, o Luiz preto, do PTB, e presidente da câmara municipal de Uarini no médio Solimões, faz valer seu papel de representante do povo e denúncia o abandono que se encontra seu município.

Em entrevista concedida a este portal o vereador declara que, são inúmeras as acusações, segundo Luiz preto, o povo já não aguenta mais. 

O prefeito abandonou nossa terra, ele mora mais em Manaus do que no município, sabemos sim que se faz necessário vim a capital em busca de melhorias, mais ele já e de mais, passa 15 dias aqui e 2 no município e não traz nada de beneficio, este rapaz era nossa esperança de dias melhores pra nossa gente e nossa terra, mais não foi o que aconteceu, no começo ate parecia que a mudança aconteceria mesmo, mais que nada, ainda continuamos no passado, não se cumpri com nenhuma promessa feita, está um desmando. 

A reclamação e geral são salários atrasados, fornecedores quebrando por não receberem seus pagamentos, o repasse da câmara em atraso e caso de já estarmos pensando em intervir na administração, desabafa o presidente, e continua... Eu vou ao ministério publico quero que sejam apuradas as denuncias de desvio do recurso que a defesa civil mandou para ajudar nossos irmãos ribeirinhos que sofreram com a maior enchente de nossa historia, e não chegou ate eles, pra onde foram esses recursos, não foi entregue nenhum beneficio a estes irmãos. 

Não podemos permitir que o nosso hospital feche as portas deixe de atender à população por falta de alimentação aos funcionários e de quem precisa estando internado, e uma absurdo isso. Não aguentamos mais, faço aqui um apelo ao governador que ajudamos eleger que nos ajude, por que a nossa situação está difícil. 

O que eu quero e respeito pelo meu povo chega de brincar de ser prefeito, falo pra você prefeito, crie vergonha na cara e assuma o seu papel pra o qual você foi eleito, não de estar em causa própria, tenha consideração por quem acreditou em você, nos quatros quantos da cidade e na zona rural, a reclamação e uma só, que você enganou o povo, se fez de bom mocinho e agora mostra quem na verdade você e, se o senhor não sabe ou não aguenta pede pra sair, por que, em nosso município tem gente competente sim que saberá por nossa terra no rumo certo, finaliza o vereador